02 fevereiro, 2014

A Vida Secreta

1 Fevereiro 17.05h
*spoilers alert*
Hoje quero falar do filme A Vida Secreta de Walter MittyEu sempre vi o Ben Stiller em papéis de filmes de comédia, pelo menos foram os que me marcaram mais. Na verdade, e apesar deste filme não ser nem drama, nem comédia, foi muito bom vê-lo neste papel.
Começamos logo por nos aperceber que o Walter é uma personagem praticamente sem vida. Existe um enorme simbolismo à volta de todos estes pormenores. Primeiro: a perda do pai quando Walter ainda era muito jovem fez com que se tivesse que tornar o chefe de família; depois, a típica irmã com um futuro incerto que não parece ajudar muito; o caderno de Walter com as contas e responsabilidades representam a carga que ele acarreta; a rede social de encontros amorosos e os espaços que faltavam preencher (por não ter mesmo nada para escrever), e ainda o facto de trabalhar na mesma empresa à 16 anos!
Pois, Walter tornou-se pai de uma família demasiado cedo, deixando de ter tempo para si próprio. Isto já todos nós tínhamos percebido. Todos nós menos a própria personagem. A personagem nunca tinha tido qualquer oportunidade para mudar a sua vida mas pensava muito nisso: toda a gente reparou naquelas histórias imaginadas de heróis.
Quantos de nós já sabiam logo no inicio que a fotografia nr. 25 esteve o tempo todo na carteira?
O mistério do filme não era esse.
Na minha opinião, Walter no fundo até sabia que a fotografia esteve sempre com ele mas queria partir para uma aventura. Queria escrever algo na sua rede social (aquelas chamadas constantes do rapazinho que queria atualizar a página de Walter também são simbólicas).
E não era assim tão importante ser despedido. Ele no fundo nem gostava daquela vida rotineira.
Ele sempre quis uma mudança. Sempre quis fazer alguma coisa e ser alguém.
Claro que depois existe aquele lado fictício: andar 15 km de bicicleta sem qualquer mantimento, correr mais cinco no mínimo, subir uma montanha, sobreviver a uma erupção, lutar contra um tubarão...
Para este filme existem dois tipos de pessoas: as que entendem as várias metáforas e conseguem interpretar - e as que não entendem as metáforas e acham o filme estúpido, irrealista e sem sentido nenhum.
Seja como for acho que toda a gente adorou o conteúdo da foto nr. 25.

Sem comentários:

Enviar um comentário