27 dezembro, 2013

Refúgio

Tenho um sonho: ter um espaço dedicado somente à leitura. Um sítio, dentro da minha própria casa, que me faça fugir do mundo, sem me mexer. Um espaço rodeado de livros, prateleiras altas, daquelas que se tem que subir uma escadaria para alcançar o último livro, lá em cima. Quase se sobe ao céu para se agarrar uma estrela.
Quero somente um tapete no meio desse espaço mágico, para poder sentar-me no chão. Não quero sequer um relógio pregado na parede. Porque a passagem do tempo não existe. Apenas quero ouvir a voz dentro de mim a ler, as personagens a falarem comigo e o som do virar das páginas. Quero cheirar as páginas de um livro antes de as devorar, ir até à última página e quase ler o último paragrafo, contar os capítulos, observar a capa e ler mais uma vez a sinopse. Nas paredes vou escrever frases dos meus livros preferidos. Não quero os livros organizados por cores, tamanhos, autores ou editoras. Quero ter o prazer de me perder no meio dos livros ao ponto de já nem saber qual quero ler.

A leitura é uma droga incontrolavelmente viciante.

2 comentários:

  1. Anónimo12:42

    Se me sair o euromilhoes ofereço-te uma biblioteca inteira.

    ResponderEliminar